(ATENÇÃO) Lagarto está entre os municípios sergipanos que mais apresentam registros de AIDS

Lagarto está entre os municípios sergipanos que mais apresentam registros de AIDS

Lagarto está entre os municípios sergipanos que mais apresentam registros de AIDS

as5d4as4d (4)Desde 1.987 até novembro de 2014, em Sergipe, foram registrados 3.831 casos de HIV, sendo 98 em crianças. Em 2013, foram registrados 317 novos casos da doença e em 2014 o número já chegou em 326. Nos últimos 27 anos foram 1.135 óbitos em Sergipe por consequência da AIDS, deste total, 22 crianças. Os municípios sergipanos que apresentam maiores registros são: Aracaju (45,39%), Nossa Senhora do Socorro (10%), Itabaiana (5,43%), Estância (3,89%), São Cristovão (3,13%) e Lagarto (2,95%). No Brasil, são 718 mil pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo que 150 mil devem ter o vírus e não sabem. A média anual de casos novos de AIDS no país é de 35 mil a 39 mil.

“O maior número de casos de AIDS está concentrado na faixa etária compreendida de 20 a 49 anos, que tem 82% dos registros de HIV. A detecção do vírus cresceu 50% entre os jovens entre 15 e 24 anos, principalmente nas pessoas do sexo masculino e em homens que fazem sexo com homens. Apesar do alto grau de conhecimento a respeito do HIV, o estigma e a discriminação ainda estão presentes no país com as pessoas vivendo com o HIV/AIDS e com os gays. Dentre os principais fatores responsáveis para o crescimento da epidemia estão o aumento expressivo das múltiplas parcerias sexuais sem ocorrer o aumento no uso de preservativo, o fato das pessoas acharem que a AIDS está controlada e que tem cura devido o avanço no tratamento que tem proporcionado, cada vez mais, qualidade de vida para os pacientes, e dos métodos de prevenção pós-exposição sexual, chamado de PEP. O PEP é um medicamento usado em até 72 horas nas pessoas que se expuseram ao risco e não pode ser usado com frequência”, disse Almir Santana.

“É preciso que as pessoas se conscientizem e usem sempre a camisinha porque a AIDS não tem cura. A camisinha, seja a masculina ou feminina, é o único método de prevenção 100% seguro contra todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis”, destacou o gerente do programa DST/AIDS da SES.

Oferta dos exames

A SES disponibiliza exames de DST/AIDS através da Unidade Móvel Fique Sabendo em locais de difícil acesso, com grande aglomeração de pessoas e, principalmente, vai até as populações mais vulneráveis (profissionais do sexo, caminhoneiros, usuários de álcool e outras drogas, etc.) e está disponível para apoiar os 75 municípios nas ações de prevenção.

Paralelo a isso, através de ações da Rede Cegonha, 100% das equipes de Atenção Básica dos 75 municípios já foram capacitadas para realizar o Teste Rápido para HIV e Sífilis com foco no pré-natal das mulheres e dos parceiros.

A população ainda conta com sete Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponíveis em cada uma das sedes de regiões de Saúde: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Estância. Os CTAs são serviços que recebem a demanda espontânea da população residente na região.

Ao se expor ao risco, as pessoas podem procurar o serviço para realizar os testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e receber o aconselhamento sobre prevenção ou o encaminhamento para tratamento. O serviço também realiza atividades externas em escolas, empresas e com populações vulneráveis, disponibilizam preservativos e materiais informativos sobre as doenças.

Programação

As ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS continuam durante a semana.

02/12

7h – Teste Rápido com a Unidade Móvel Fique Sabendo
Local: Canteiro de Obras da Ponte em Propriá

11h – Teste Rápido com a Unidade Móvel Fique Sabendo
Local: SESC – Rua Dom José Thomaz

03/12

8h – Teste Rápido com a Unidade Móvel Fique Sabendo
Local: Canteiro de Obras da Ponte em Propriá

04/12

8h – Teste Rápido com a Unidade Móvel Fique Sabendo
Local: Lagarto

05/12

8h – Palestra DST/AIDS com Dr Almir Santana
Local: Colégio Estadual Gilberto Freire – Conjunto Marcos Freire II

14h – Palestra DST/AIDS com Dr Almir Santana
Local: Escola Municipal D. Caçula Valadares em Poço Verde

Com informações do Portal da Saúde / Por Jorge Marques