Bloco da Prevenção faz alerta contra DST’s no Pré-Caju

Prévia carnavalesca de Sergipe será realizada entre os dias 24 e 26. Maysa Reis vai agitar o bloco no primeiro dia da folia.

A troca de alimentos pelo kit do Bloco da Prevenção

Camisinhas serão distribuídas no Pré-Caju (Foto: Reprodução / TV Tem).
Camisinhas serão distribuídas no Pré-Caju
(Foto: Reprodução / TV Tem).

que sairá no Pré-Caju na sexta-feira (24) começa a partir das 13h desta quarta-feira (22). As trocas serão realizadas na Praça General Valadão, no Centro, em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para participar, o folião deverá levar 2 kg de arroz, dois de feijão e 800 gramas de leite em pó (duas latas de 400 g ou quatro pacotes de 200g) no estande que será montado no local.

Promovido Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Bloco da Prevenção terá como atração a cantora sergipana Maysa Reis e tem o objetivo divulgar a importância da prevenção às DST/AIDS.

“Este ano, o tema da folia será alusivo à Copa do Mundo: “Sexo com camisinha é a melhor jogada: entre no time da prevenção”. A previsão para o término da troca é na sexta-feira pela manhã, ou até quando durar o estoque, podendo terminar antes”, explica Almir Santana, gerente do programa DST/AIDS da SES.

Além da camisa, o folião vai receber o kit da prevenção: uma bolsa contendo porta camisinha, camisinha, material informativo sobre prevenção e diagnóstico das DST/AIDS, orientações para o dia em que o bloco estará na avenida e informações sobre prevenção às drogas e abuso de bebidas alcoólicas.

Ainda de acordo com Almir Santana, os alimentos arrecadados serão doados às Casas de Apoio Bom Samaritano e Janaína Dutra, que são instituições que cuidam de pessoas que vivem com HIV.

“Além do incentivo aos cuidados para prevenção às DST/AIDS, o objetivo do Bloco da Prevenção é promover alegria, diversão e estimular a solidariedade. O bloco também estimula a inclusão permitindo que pessoas idosas, crianças, com deficiência, entre outros, participem da folia. É o bloco de todos”, reforça o gerente do programa DST/AIDS da SES.

Além da distribuição dos kits do Bloco da Prevenção, estará estacionada na Praça General Valadão a Unidade Móvel Fique Sabendo, a partir da quarta-feira, que ofertará gratuitamente o Teste Rápido de HIV e Sífilis para a população. A unidade ficará próximo ao estande de troca.

“Durante dois dias serão ofertados 300 testes. Os exames serão realizados pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e qualquer pessoa pode ter acesso, independente de fazer a troca do kit ou não”, disse Joana D’Arc, técnica da SES responsável pelos Testes Rápidos.