Campanha do Desarmamento obtem número significativo de armas entregues pela população de Simão Dias

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foto_3através do Comitê do Desarmamento divulga nesta sexta-feira, 20, o número de armas entregues pela população do município de Simão Dias, durante a campanha do desarmamento que aconteceu em agosto deste ano.

Num período de 17 dias a população de Simão Dias entregou 15 armas de fogo. Segundo o coordenador do Comitê do Desarmamento Fábio Costa esse número é bastante significativo, se levado em consideração o levantamento realizado pelo próprio comitê, que contabiliza uma média de 17 armas entregues por mês.

No Brasil já foram entregues voluntariamente mais de 600 mil armas desde o início da Campanha Nacional do Desarmamento, só em Sergipe já foram entregues 549 armas. Fábio Costa associa o sucesso da camapanha no Estado de Sergipe ao trabalho de conscientização que é desenvolvido pela equipe do comitê.

O cidadão que tem arma de fogo e quer realizar a entrega, basta ir até a delegacia do seu município e entrega-la. “Vale lembrar que a entrega espontãnea da arma de fogo resulta numa indenização que varia de R$150,00 a R$ 450,00 a depender do calibre da arma recolhida,” destacou Fábio Costa.
Para efetuar a entrega do armamento o cidadão deverá acessar com antecedência o site http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/campanha-do-desarmamento para preencher o requerimento eletrônico de guia de trânsito de arma de fogo que serve como documento que autoriza o transporte da arma de fogo até a base de recolhimento.

De acordo com o coordenador no processo de preenchimento da guia de trânsito o cidadão terá sua identidade preservada. “ A necessidade de emitir a guia de trânsito da arma é para evitar de andar em via pública com a arma de forma ilegal”, explicou Fábio.