Campus de Lagarto recebe nova sede no dia 21

Campus Lagarto
Foto: Portal Lagartense / Divulgação

A comunidade acadêmica da Universidade Federal deS ergipe (UFS) em Lagarto está de casa nova. Seráinaugurada no próximo dia 21, segunda-feira, a sededefinitiva do Campus da cidade. A solenidade aconteceráno prédio da Vivência, às 10h, e contará com a presençade servidores docentes e técnico-administrativos,estudantes, gestores da Universidade, autoridades ecomunidade local. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador Jackson Barreto também confirmaram presença no evento.

Em funcionamento desde o mês de setembro, a sede estálocalizada ao lado da Rodovia Antônio Martins deMenezes, na saída para Aracaju. O acesso ao Campus sedá pela Avenida Governador Marcelo Déda, recém-construída.

O Campus Professor Antônio Garcia Filho levou ao interior da região Nordeste uma avançada estrutura para o ensino universitário, reunindo oito especialidades da área de saúde, com uma proposta pedagógica inovadora.

A implantação do Campus de Lagarto se tornou possível e necessária com a instalação, em 2010, do Hospital Regional de Lagarto (HRL). Criado para atender a cerca de 250 mil habitantes da microrregião, o Hospital tanto estimulou a idade profissionais da saúde para a cidade, quanto passou a exigir a formação de nova mão-de-obra qualificada.

O HRL, doado pelo governo estadual à UFS no final de 2014, está sendo transformado em Hospital Universitário. Atransferência de sua gestão para a Universidade está em processo de transição.

Para Angelo Roberto Antoniolli, reitor da UFS, é notável a mudança em Lagarto e regiões circunvizinhas após ainstalação do campus.  “Temos conseguido inovar em diversos aspectos, integrando os nossos estudantes epesquisadores à comunidade, modificando as relações no processo de assistência de saúde, fortalecendo auniversidade enquanto agente de transformação social. Desafios existem, mas contamos com uma grande rede deparcerias para obtermos avanços e sedimentar as conquistas no interior do estado”, avalia.

Serão entregues formalmente duas edificações: a Vivência e o prédio Departamental, além da infraestrutura do Campus, essencial para sua ocupação. O diretor do Campus, Mario Adriano dos Santos, afirma que “a entrega de umespaço de geração e difusão de conhecimento, agora muito mais apropriado para o ensino, pesquisa e extensão,trazendo conforto e especificidade necessários aos cursos da saúde aqui instalados.  Pertence à toda sociedade comocasa plural, aberta e de livre expressão, atenta e disposta a oferecer soluções aos problemas mais importantes queafligem a comunidade lagartense e nosso Estado de Sergipe”.

A construção da nova sede do Campus de Lagarto foi financiada com recursos do Ministério da Educação, através daUFS, com apoio do Governo do Estado, tanto no custeio da obra quando na doação do terreno. Enquanto se deu aedificação da estrutura, o Campus funcionou provisoriamente em um prédio também cedido pelo Governo do Estado.

A criação

No dia 12 de junho de 2009, o governo federal, por intermédio do Ministério da Educação, o Governo do Estado deSergipe e a Universidade Federal de Sergipe firmaram um protocolo de intenções objetivando a instalação de um Campus da UFS no município de Lagarto, com a implantação oito cursos de graduação na área de saúde.

Coube à UFS a elaboração da estrutura pedagógica para a criação e o funcionamento dos cursos previstos, aresponsabilidade pelo Projeto Estrutural, com vistas a definir as condições necessárias para a instalação, implantaçãoe funcionamento dos cursos – englobando recursos humanos, área física, material científico-pedagógico –, e arealização do processo vestibular para o ingresso dos alunos.

O Governo do Estado de Sergipe contribuiu com a doação do terreno para a construção do novo Campus, adisponibilização da sede provisória e a alocação de recursos para a construção de imóveis, obras e serviços deinfraestrutura, aquisição de equipamentos, entre outros.  Além disso, juntamente com a Prefeitura Municipal deLagarto, disponibiliza toda a rede de assistência em saúde vinculada ao SUS para a prática de atividades.

Com a autorização de instalação do novo Campus, foram criadas novas oportunidades de trabalho, sendo realizadosconcursos públicos para professores e técnico-administrativos, no intuito de atender à nova demanda, até então nãoexistente.

Nova abordagem de ensino

Os novos projetos pedagógicos apresentados têm um aspecto inovador: são estruturados a partir da AprendizagemBaseada em Problemas (ABP) e Metodologias Ativas de Ensino.

No Brasil, o modelo de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP), também conhecido como PBL (do inglês Problem Based Learning), tem sido o modelo adotado em diversas escolas médicas e outros cursos da área de saúde. No ensinotradicional, o professor, através de aulas habitualmente expositivas, é o grande responsável por fornecer o conteúdoa ser aprendido. Embora ele possa apresentar ou formular problemas para serem resolvidos com o conteúdo dado, ométodo ABP/PBL é mais amplo. Em ABP/PBL, diferentemente, o estudante é intelectualmente provocado e iniciasuas buscas a partir da situação, problema ou cenário apresentado. O papel do professor é auxiliar nessas buscas enas discussões do grupo tutorial, age como um motivador. A preocupação é ensinar a aprender.

Os cursos de graduação nos quais se faz uso de ABP são estruturados preferencialmente em turmas pequenas, com um tutor e número reduzido de alunos. As aulas convencionais, com grandes turmas, são substituídas por sessõestutorais nas quais o conhecimento, habilidades e competências são aprendidos através de situações-problema, emciclos de durações variáveis, habitualmente de uma semana, desenvolvidos com situações reais, situações construídas”simuladas” e através de laboratórios de práticas.

Neste modelo de currículo, o conteúdo das disciplinas básicas é distribuído durante todo curso, sendo aprendido de forma integrada durante o desenvolvimento das competências. Um passo além está sendo dado, quando se propõeestratégias de aprendizado não mais exclusivas ao curso de medicina, mas também para outros profissionais de saúde,que aprenderão de forma integrada e compartilhando cenários. A metodologia utilizada, a multiplicidade de cenáriosde aprendizado e a utilização de situações diretamente ligadas à realidade em que se insere, aproximará a escola dacomunidade e permitirá uma melhor compreensão dos aspectos sociais por parte do profissional formado nestarealidade.

Estrutura

Desde o segundo semestre de 2015, o Campus de Lagarto está instalado em sua sede definitiva. Hoje, a sede dispõede três prédios construídos e em funcionamento: a Biblioteca, a Vivência Estudantil e o Departamental.

Na Biblioteca e na Vivência Estudantil, que juntos ocupam uma área de mais de oito mil metros quadrados, foraminvestidos mais de dez milhões de reais. Já no prédio Departamental, construído em uma área aproximada de setemil metros quadrados, com um investimento de quase dez milhões de reais, estão instalados laboratórios, auditóriocom capacidade para mil pessoas e o departamento administrativo. No espaço estão funcionando também,temporariamente, as salas de aula tutoriais.

O Centro de Simulações e Práticas, maior construção da nova sede, com 9.922,74 m², tem sua conclusão prevista parao decorrer de 2016. A estrutura, na qual foi investido um valor de 20,5 milhões de reais, dará mais eficácia àspráticas dos diversos cursos do Campus.

Outra obra em andamento na sede é o Laboratório Multiusuário, construído em uma edificação de módulosintegrados, que vai reforçar a prática clínica dos cursos de Farmácia, Nutrição e Odontologia. Um investimento de 4,5milhões de reais em um espaço de quase dois mil metros quadrados. A conclusão da obra está prevista para o iníciode 2016.

Além das estruturas laboratoriais próprias, o Campus tem ainda, como suporte, através de parceria com o Governo doEstado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Lagarto: o Centro de Especialidade Médica, o Centro de EspecialidadeOdontológica, as Clínicas de Saúde da Família, a Farmácia Popular, a estrutura do SAMU, o Centro de Reabilitação (nacidade de Simão Dias), a Clínica e Tutoriais em Fonoaudiologia, os espaços Tutoriais em Terapia Ocupacional e emNutrição e o Hospital Regional de Lagarto.

Telemedicina

Desde 2013, a Universidade Federal de Sergipe conduz uma parceria com a empresa norte-americana Cisco Systems, em um projeto-piloto de telemedicina – atendimento médico via telepresença –, que visa à aproximação entreprofissionais da saúde das cidades de Lagarto e Tobias Barreto e especialistas do Hospital Universitário da UFS, emAracaju.

As Clínicas de Saúde da Família das duas cidades são conectadas a hospitais e especialistas do Hospital Universitáriode Aracaju. A meta é melhorar o acesso ao atendimento especializado e a qualidade no serviço e na vida das criançase de suas famílias.

O recurso da telepresença também pode ser utilizado em treinamentos e ainda para apresentação de projetos dealunos de cursos de medicina da Universidade, por exemplo.  A colaboração pode aumentar o conhecimento e otreinamento de equipes de assistência locais e facilitar o acesso ao conteúdo científico disponíveis em centros deexcelência. Já para as equipes médicas locais, a atuação de forma colaborativa com especialistas poderá aumentar acapacidade de intervenção e melhorar o processo de tomada de decisões.

O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da Cisco “ConnectedHealthyChildren” e combinaos esforços da UFS, instituição reconhecida pela excelência em Ciências Médicas, e dos prestadores de assistênciamédica nos municípios envolvidos. Conta com o apoio também da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúdee das Prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Campus de Lagarto