Facebook cria função que deixa seu perfil de herança após você morrer

O Facebook anunciou algumas mudanças para tentar lidar da melhor forma possível com as contas dos usuários após sua morte. A partir de agora, a rede social vai oferecer a opção de cadastrar um “contato herdeiro” para gerenciar aquele cadastro postumamente. Ou seja, você designa uma pessoa para cuidar do seu perfil depois que você falecer. Também existe a opção de optar por excluir completamente a conta.

Apesar de soar um pouco mórbido, esse assunto de “vida virtual após a morte” não envolve apenas sentimentalismo, mas também questões legais. O Facebook e outros serviços de internet andam na corda bamba quando o assunto é a privacidade dos falecidos e a demanda de mensagens depois da morte. Antes, a empresa de Mark Zuckerberg simplesmente congelava a conta de membros que ele entendia como mortos, o que causava irritação em alguns familiares que desejavam editar a presença online do falecido.

80227.125971-Contato-herdeiro-Facebook

 

Em 2013, o Google tornou-se a primeira grande empresa de internet a permitir que seus usuários escolhessem herdeiros digitais para o Gmail e outros serviços. Os escolhidos foram apelidados de “gerentes de contas inativas”.

No caso do Facebook, os herdeiros serão capazes de gerenciar os perfis de maneira que se tornem uma espécie de lápide digital. Eles poderão escrever um post no topo da página falando a respeito de seu amigo, alterar a foto do perfil e até mesmo responder novos pedidos de amizade em nome do falecido – que, na prática, não faz muito sentido. Caso o usuário conceda autorização antes de morrer, os contatos herdeiros também poderão baixar um arquivo de mensagens e fotos, mas não de suas mensagens privadas.

É claro que essa nomeação é opcional, e se você simplesmente não fizer nada, assim que o Facebook descobrir que você passou dessa para uma melhor, o site congela sua conta e mantém as imagens e mensagens com as configurações de privacidade que você designou.

Se você for informado de que uma pessoa lhe escolheu como contato herdeiro, mas você não quer assumir essa responsabilidade, o Facebook sugere que você envie uma mensagem ou fale pessoalmente avisando sobre sua decisão. As novas opções serão lançadas hoje nos Estados Unidos e, posteriormente, serão expandidas para outras regiões.

Fonte: canaltech.com.br