Grupos contra e pró-impeachment se manifestam em Aracaju

Deputados federais decidem se processo contra Dilma será aberto ou não.
Atos ocorrem no Bairro 13 de Julho e Orla da Atalaia.

Manifestantes contra e pró-impeachment estão reunidos em dois bairros de Aracaju  (Foto: Marina Fontenele e Tassio Andrade/G1)Manifestantes contra e pró-impeachment estão reunidos em dois bairros de Aracaju (Foto: Marina Fontenele e Tassio Andrade/G1)

Duas manifestações estão sendo realizadas na tarde deste domingo (17) em Aracaju. Um grupo está reunido no Bairro 13 de Julho se manifestando a favor a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e o outro está reunido na Orla da Atalaia, contra o processo que será votado nesta tarde na Câmara Federal, em Brasília.

Eles estão acompanhando a movimentação através de telões. As concentrações começaram por volta das 14h. A votação na Câmara vai definir se o processo contra a presidente será aberto ou não. A sessão foi aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), era para a votação começar às 16h.

Pró-impeachment

Manifestantes pró-impeachment estão reunidos no Bairro 13 de Julho em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)Manifestantes pró-impeachment estão reunidos no Bairro 13 de Julho em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)

O grupo que protesta a favor da abertura do processo de impeachment está reunido no Bairro 13 de Julho.“A expectativa é que entre 5 e 10 mil pessoas participem do evento. A previsão é que esse número aumente após o inicio da votação”, explicou Marcos Alves Filho, representante do Grupo Vem Pra Rua.

Os manifestantes chegaram com uma faixa homenageando o juiz Sérgio Moro. A organização informou que o ato já reúne cerca de  2 mil pessoas.

Contra o impeachment

Manifestantes contra impeachment acompanham apresentações artísticas na Orla de Aracaju   (Foto: Tasssio Andrade/G1)Manifestantes contra impeachment acompanham apresentações artísticas na Orla de Aracaju (Foto: Tasssio Andrade/G1)

O grupo que é contra a abertura do processo de impeachment está concentrado na Orla da Atalaia, um dos principais cartões postais da capital. “Esperamos que o dia de hoje seja de alegria. Vamos impedir essa tentativa de golpe. Estamos esperando cerca de 20 mil pessoas e artistas que vão fazer apresentações aqui”, disse Tadeu Brito, representante da Frente Brasil Popular.

A banda de reggae, Reação está se apresentando no local. A organização informou que o ato já reúne cerca de 3 mil pessoas.

Segurança
Os números dos manifestantes dos dois atos não estão sendo divulgados pela polícia.
A Secretaria de Segurança Públicade Sergipe  (SSP) montou um esquema para garantir a segurança nas manifestações e está trabalhando com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal. Cerca de 500 operadores da segurança pública estão trabalhando nos dois pontos da capital onde as manifestações estão sendo realizadas.