Inscrições do Pronatec continuam até o dia 16 de setembro em Sergipe

Cursos técnicos gratuitos são oferecidos pelo Ministério da Educação.

Candidato deve efetivar matrícula em até dois dias após inscrição.

As inscrições do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) continuam até o dia 16 de setembro em Sergipe. O candidato interessado em ocupar uma das vagas dos cursos oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) deve efetivar a matricula em até dois dias após a inscrição. Um dos pré-requisitos é ter cursado o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral.

saiba mais

As vagas disponíveis são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que selecionou os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cursos disponibilizados e a quantidade de vagas são atualizadas diariamente no site do Pronatec, por isso o candidato deve acessar o sistema diariamente.

Após a inscrição pela internet, o aluno dele levar os documentos originais e cópias dos documentos para o ponto de matrícula indicado na hora do preenchimento dos dados no site. Os itens exigidos pela organização do Pronatec são: certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3×4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.

Para ajudar os candidatos, o MEC disponibiliza um catálogo com informações de cada curso como habilidades exigidas do candidato, atividades e carga horária.