Internos da Usip promovem tumulto e fogem

Agente diz que internos querem provocar a interdição da casa

O clima continua tenso na Unidade de Internação Provisória (Usip) e na tarde desta sexta-feira, 1º, mais um tumulto foi registrado. Houve bate grade, destruição de alas  e fuga de sete internos.

De acordo com o assessor de comunicação do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), Uanderson Conceição, a situação foi de pancadaria e destruição. “Eles sabem que as paredes estão frágeis, por conta dos remendos feitos. Daí eles aproveitam que a massa ainda está mole e com os próprios calcanhares, destroem as alas e fogem”, explica.

O agente explica ainda que além do bate grade, os internos subiram no telhado e começaram a jogar pedras nos agentes e nas pessoas que trabalhavam na recepção. “A situação só foi amenizada com a chegada da Tropa de Choque. Mas é só a polícia ir embora, que eles começam tudo de novo. Eles querem quebrar tudo para que a casa seja interditada, pois acham que serão soltos”, afirma.

Renascer

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 31, o governador Jackson Barreto (PMDB) anunciou a destituição da diretoria da Fundação Renascer. A decisão foi fruto dos últimos episódios ocorridos no Centro do Atendimento ao Menor (Cenam) e na Unidade de Internação Provisória (Usip), que culminaram com sucessivas rebeliões, fugas e denúncias de maus tratos supostamente praticados por agentes de medidas socioeducativas contra os internos.

Tumulto foi registrado na Usip (Foto: arquivo Portal Infonet)
Tumulto foi registrado na Usip (Foto: arquivo Portal Infonet)

Por Verlane Estácio