Jogos Olímpicos E Paraolímpicos Contarão Com Apoio Do Samu (Foto Ascom)

Ao todo, cinco profissionais do Samu 192 Sergipe atuarão nos eventos esportivos

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) darão suporte aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Eles passarão a Integrar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), ação organizada pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, cinco profissionais sergipanos estarão nos eventos esportivos. “Eles serão divididos em duas equipes. A primeira será composta por médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, que viajarão no dia 02 de agosto e permanecerão até o dia 12 no Rio de Janeiro. Já em setembro, embarca um médico que dará suporte aos jogos Paraolímpicos”, explicou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

A gestora ressalta ainda a importância da participação de profissionais do Samu 192 Sergipe em grandes eventos nacionais e internacionais, a exemplo das Olimpíadas. “Os Jogos Olímpicos têm proporções mundiais. Essa integração com profissionais de outros estados e países proporciona fortalecimento das ações de saúde (promoção, assistência, laboratório, vigilância, etc.) e o desenvolvimento de atividades específicas de monitoramento e de resposta frente à ocorrência de potenciais emergências de saúde pública. Essas medidas trarão inúmeros benefícios a Sergipe na melhoria da qualificação na assistência, e ainda, mais eficácia no tempo resposta”, destacou.

Expectativa

Para os profissionais que irão atuar nas Olimpíadas, a expectativa é a melhor possível. “Essa é a 15ª missão em eventos de massa que participo pelo Samu 192 Sergipe. Entre as que mais me marcaram estão: Copa das Confederações, epidemia de rota-vírus no Estado do Amazonas e a enchente no Espírito Santo. É sempre uma honra participar dessas missões que me proporcionam satisfação muito grande e fortalecem o meu objetivo que é ajudar a salvar vidas”, declarou a enfermeira do Samu 192 Sergipe, Genailda da Silva.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo técnico de enfermagem André Passos. “Fiquei muito feliz em ser selecionado para participar das Olimpíadas por meio do Samu 192 Sergipe. A partir do meu serviço quero elevar ainda mais o nome do nosso estado, contribuindo para o fortalecimento da assistência”, afirmou .

Fonte e foto: ascom SES