Lagarto: Base Móvel da Polícia Militar já está à disposição da população

O foco primordial é que a PM esteja ainda mais próxima do cidadão quando ele precisar.

O município de Lagarto passou a contar desde esta quarta- feira (29) com a primeira Base Móvel da Policia Militar.

A aquisição deste veículo é fruto de um convênio firmado entre o governo do estado e governo federal através dada Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em contrapartida o estado promoveu cursos de promotor de polícia comunitária, oferecidos à sociedade sergipana.
Podemos afirmar que o major Kleberson Pinheiro, venha a ser o pai desta estruturação.
Antes de assumir o comando do 7º BPM o major desempenhou a função de coordenador estadual de Policia comunitária na capital sergipana. Foi ele o responsável pela aquisição por parte do estado dessas bases móveis. E também foi incumbida ao mesmo a missão de viabilizar os cursos em Sergipe para que hoje todo o estado pudesse ser contemplado com esses 32 veículos e equipes preparadas para operá-los com eficácia necessária.

“A Base Móvel é um modelo de PAC móvel, cuja funcionalidade é poder se deslocar por todo o território do município de Lagarto. É uma ferramenta de interação entre Policia Militar e comunidade. Está dotada de equipamentos para atendimento a população, como: mesa e cadeiras para registro de ocorrências; refletores que possibilitam o seu funcionamento noturno e equipamentos de primeiros socorros. A principal característica dessa base obviamente é a mobilidade: O cidadão foi vítima de um crime como furto, agressão, etc. vai poder se dirigir até essa Base e registrar a sua queixa sem precisar se deslocar até o batalhão”, afirma Pinheiro.

A missão constitucional da Policia Militar é preservação da ordem pública. A Base Móvel tem a função de prevenção e repressão contra a criminalidade. Afinal, o veiculo é facilmente visualizado. E não se restringe a ações administrativas: haverá policiais que receberam treinamento ostensivo para atuar especialmente nesta Base.

Onde achar a Base Móvel?

O foco primordial é que a PM esteja ainda mais próxima do cidadão quando ele precisar
“A base móvel vai estar presente na área da feira livre, nos principais dias de movimento intenso, ou seja, as segundas e quintas-feiras. Nos dias de menor circulação ela vai estar, por exemplo, em um ponto estratégico da Praça Dr. Filomeno Hora no centro do município oferecendo proteção a comerciantes, comerciários, clientes e publico em geral. Logicamente na imediações das agências bancárias e posteriormente migra para a área da estação rodoviária considerada um ponto de grande fluxo de pedestres e veículos resultando em muitas ocorrências”. Registrou o major.

Já no período noturno, o plantão será feito nas proximidades de um colégio municipal, estadual ou de uma universidade diferente a cada dia.

Zona Rural

Nos finais de semana a base deverá atender os principais povoados do município que vêem sendo alvo da criminalidade como: Colônia 13, Brasília, Jenipapo, Olhos D´água e Brejo.
“Evidente que gostaríamos de levar a Base todos os dias e todas as semanas para estas localidades, mas no momento só temos uma única unidade para atender toda a demanda do município”, Justificou Pinheiro.

Independente da chegada da Base a Policia Militar segue intensificando a “Operação Sergipe mais seguro”, dentro do programa nacional Brasil Mais seguro.

Esta operação trabalha com um efetivo policial substancial, cujo soldado recebe um ônus do governo federal como incentivo para trabalhar até mesmo em dias de folga.

O 7º BPM têm obtido êxitos em suas blitz, recentemente realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural e nas cidades que compreendem sua área de atuação como: Simão Dias, Riachão do Dantas, Tobias Barreto e Poço Verde. Resultando na apreensão de vários veículos com restrição de furto, prisão de homicidas, traficantes e foragidos da justiça.

O major aproveita para fazer um adendo e exaltar o trabalho atuante e, sobretudo cooperativo dos companheiros da Policia Civil que está propiciando excelentes resultados para o bem de toda a população.

Reformas e revitalização

Na ocasião da nossa visita nos foram apresentadas as melhorias que estão sendo feitas por iniciativa do major Pinheiro em todo o complexo do 7º Batalhão. Reparos que vão desde a instalação de câmeras de monitoramento até a revitalização completa do campo e da quadra esportiva da unidade que estavam desativadas há anos. As obra obras estão em andamento e os resultados serão divulgados em breve.

FONTE:Portal Lagartense