Meteorologista prevê chuvas de intensidade leve e moderada em SE

O Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prevê que nas últimas semanas que antecedem o Natal aconteçam chuvas de intensidade leve à moderada para todas as regiões do Estado de Sergipe.

De acordo com o Meteorologista Overland Amaral, a previsão das chuvas para Sergipe  e de tempo instável, com possibilidades de chuvas intensas em algumas localidades, que iniciaram desde a madrugada de ontem (15),  ocorrem devido a atuação de sistemas convectivos nessa época do ano. Ele informou ainda que essa quarta-feira (17) deve ser de  tempo nublado.

“Não se descarta a ocorrência repentina de chuvas nesses meses de altas temperaturas, como de novembro a fevereiro. Nessa época do ano existe a  possibilidade de ocorrer pancadas de chuva que poderão vir acompanhadas de ventos fortes, descargas elétricas, acúmulos significativos de precipitação em curto período de tempo e não se descarta a ocorrência de eventual queda de granizo em Sergipe”, afirmou Overland.

O meteorologista ressalta que as incertezas da previsão exata da posição das áreas de chuvas intensas se deve, sobretudo, ao fato de que os acúmulos locais de chuva dependem da interação do vento com o relevo. “Portanto, pequenas mudanças na intensidade de direção dos ventos previstos podem mudar, significativamente, os volumes máximos de chuva”, esclarece Overland.

Temperatura
As temperaturas no estado de Sergipe estão variadas, em Aracaju a máxima é de 31° e mínima de 23°; em Itabaiana Agreste Sergipano as temperaturas podem oscilar de máxima 33° e mínima 19°; e  no Sertão, a exemplo de Nossa Senhora da Glória,  a máxima também pode variar de máxima 33° e mínima 19°.