Morre ator Leonard Nimoy, conhecido pelo Spock de ‘Jornada nas Estrelas’

mr-spockMorreu nesta sexta-feira (27), aos 83 anos, o ator Leonard Nimoy, o Senhor Spock da série ‘Jornada nas Estrelas’.

As sobrancelhas levantadas e orelhas pontudas fizeram de Leonard Nimoy um dos atores mais conhecidos do planeta. Spock era mesmo do outro mundo: um alienígena que usava a lógica para se opor à emoção. Formou junto com o capitão Kirk e o doutor McCoy o eixo da série “Jornada nas Estrelas”, nos anos 1960.

Era fotógrafo, diretor, cantor e poeta, mas foi como oficial da nave Enterprise, que virou uma referência da TV e do cinema, com a famosa saudação: “vida longa e próspera”.

Sucesso que extrapolou a ficção: em homenagem à série, a NASA batizou o primeiro ônibus espacial de Enterprise. E Leonard estava lá, no dia em que a nave se aposentou.

Leonard Nimoy sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, provocada pelo cigarro. E morreu em casa nesta sexta-feira de manhã, em Los Angeles. Eternamente confundido com Spock, ele escreveu duas autobiografias, em que diz que o personagem foi sempre uma parte dele.

O presidente Barack Obama, fã de Jornada nas Estrelas, disse que Spock era o centro da visão otimista do futuro da humanidade.

Na ficção, Spock morre e ressuscita. Para os milhões de fãs, Nimoy deixou uma mensagem nas redes sociais:

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem existir, mas só são preservados na memória”. E encerra com as iniciais em inglês de “vida longa e próspera”.

Por g1.globo.com