PM/SE ministra palestra sobre uso de drogas e suas consequências em Lagarto

Com o objetivo de promover uma discussão sobre o uso de drogas, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu nesta quinta-feira, dia 18, representantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE) para um momento de palestra e bate-papo com os alunos. Foram prestados esclarecimento e levantados debates sobre o tema.

Palestra foi ministrada no auditório do IFS Campus Lagarto

Palestra foi ministrada no auditório do IFS Campus Lagarto

De acordo com Luciana Bitencourt, atual gerente de ensino do Campus Socorro e ex-coordenadora da CCHS do Campus Lagarto, a ideia é trabalhar o assunto com os jovens, que estão em idade de risco. “Isso somado ao fato de as drogas estarem se alastrando nesta região e de diversos pedidos de alunos para trazer o tema à tona, resolvemos trazer esta palestra com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que lida diariamente com a questão da dependência química”, explica. Ela e o professor Edney Menezes Nogueira, de Filosofia, foram os responsáveis pelo evento.

Na análise de Ismael Vieira da Silva, sargento da PM/SE e participante do Proerd, o encontro foi uma via de mão dupla. “Foi válido para criarmos proximidade entre a PM e a comunidade estudantil, conversando com estudantes e ouvindo suas perguntas. Estes jovens estão em desenvolvimento e nós precisamos, enquanto agentes públicos, compreender este cenário. A gente veio falar sobre buscar fazer estas escolhas de modo a se proteger para, mais adiante, tornarem-se adultos saudáveis e conscientes”, ressalta.

Para Gyovani Yuri Souza Santos, estudante do terceiro ano do curso integrado de Rede de Computadores, foi uma tarde proveitosa. “Com eventos assim a gente cria uma ligação humanitária com a Polícia, de que ela existe para proteger e, mais do que isso, que ela se preocupa com nosso futuro. Foi uma palestra interessante, conseguiram cativar os alunos para que se sentissem seguros diante dos profissionais”, analisa.

Sobre o Proerd

Com base em um programa norte-americano que norteia suas atividades com um esforço cooperativo entre a Escola, Polícia e Família, a PM/SE criou o Proerd com o objetivo de promover o bem estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes. Implantado em Sergipe desde o ano de 2000. Atualmente, o núcleo de atendimento está localizado no Quartel do Comando Geral (QCG), situado no Centro de Aracaju.

 

Fonte: IFS