Polícia Civil Delegacia de Crimes Cibernéticos recupera equipamento de vítima de estelionato na internet

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), recuperou na quinta-feira, 20, um som automotivo de uma vítima do crime de estelionato na internet.

bf2145f7-0580-1a41

 

Segundo informações da equipe de investigações, um jovem da cidade de Rio Real, na Bahia, anunciou a venda do equipamento em um conhecido site de compra e venda de produtos pela internet. “Uma pessoa se interessou pelo som de valor considerável e simulou um depósito na quantia solicitada. O proprietário do equipamento descobriu que o depósito não havia sido feito, mas já havia entregado o bem para algum estelionatário”, explicou um agente da Polícia Civil.
A DRCC foi acionada e conseguiu chegar a três receptadores do som residentes em Sergipe, ou seja, pessoas que foram comprando o aparelho proveniente de crime possivelmente sem conhecer a origem ilícita do produto. A quadrilha que aplica golpes na internet continua sendo investigada.
Estelionato é um crime descrito no artigo 171 do Código Penal Brasileiro como ‘obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento’. A penalidade para quem comete este delito é reclusão de um a cinco anos e multa.
 
Alerta aos consumidores
A delegada Viviane Pessoa alerta aos consumidores que tenham cuidado ao efetuar a compra e venda de produtos pela internet, pois há registros de situações semelhantes na aquisição de aparelhos celulares e notebooks. “Há diversas situações em que o consumidor deve ficar em alerta, a exemplo de ofertas com valores bem abaixo do mercado, geralmente mais de 20% abaixo do valor normal. Outra dica é ficar atento aos sites que não têm ou que têm uma política e termos de uso bastante restrita, além de o site possuir apenas atendimento online e não por telefone. Cuidado com as supostas avaliações de ‘ótima compra’ em sites de comparação de preços, pois podem ser ‘qualificações’ feitas por outros autores de golpes, auxiliando o criminoso”, concluiu.
 
Onde registrar a ocorrência
O cidadão sergipano que for vítima de algum crime por meio da internet deve procurar a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), localizada na rua Laranjeiras, 690, Centro, Aracaju. Fica no mesmo prédio da Delegacia Plantonista. Outras informações: (79) 3198-1124.
 
Acesse também:

Facebook: www.facebook.com/sspsergipe
Twitter: @sspsergipe
Instagram: @ssp_se
WhatsApp: (79) 8853-5360
Canal Youtube: sspsergipebr

fonte: SSP/SE