Povoado de Simão Dias passa a ter distribuição de correspondências

Uma caixa postal foi instalada pelos Correios na comunidade do Triunfo, beneficiando mais de três mil pessoas

Os moradores do povoado Triunfo, na cidade de Simão Dias, a 100 km de Aracaju, passaram a receber suas correspondências em uma caixa postal instalada na escola da comunidade. A Agência de Correios mais próxima fica na sede, e, há alguns anos, os mais de três mil habitantes aguardavam uma alternativa de distribuição local dos objetos postais.

Antes, as cartas chegavam aos moradores pelas mãos da senhora Josefa de Souza, uma professora aposentada que ia até o centro administrativo, a cerca de 10 km do povoado, e buscava as correspondências nos Correios. “Eu fazia esse trabalho de forma voluntária. Agora, com a caixa postal, ficarei mais descansada, e as pessoas terão liberdade para buscar suas contas, suas faturas e pagar tudo a tempo”, conta.

A moradora Valquíria Oliveira foi a primeira a retirar uma correspondência depositada na caixa postal. “Essa novidade foi uma boa para todos nós. Não só eu, mas muitas pessoas da minha família, além de amigos, serão beneficiados”, afirma. Dona Valquíria está certa, pois, cada caixa chaveada irá aglutinar, numa única numeração, as cartas de pessoas ligadas por grau de parentesco e afinidade. O depósito dos objetos nessas caixas será feito em dois dias na semana por um empregado dos Correios.

Soluções que aproximam – De acordo com o diretor regional dos Correios, Washington Bonfim, a caixa foi a modalidade encontrada pela empresa para fazer chegar a atividade postal à localidade, já que outra forma de distribuição ainda não é possível. “Os Correios trabalham para universalizar os seus serviços. Mas, a implantação de uma agência comunitária, como existe em tantos outros povoados, depende uma série de requisitos, como a transformação da localidade em um distrito, o mapeamento das ruas e casas, entre outras obrigações do poder municipal”, explica.

O prefeito de Simão Dias, Marival Silva Santana afirma que todo esse trabalho já está sendo feito e que, em breve, os moradores contarão com um posto de correio dentro do povoado. “Por enquanto, estamos instalando a caixa postal, que irá beneficiar em torno de 300 famílias, e atenderá um anseio de todos. Além disso, vamos trabalhar para estender esse serviço para outros cinco povoados.

Solenidade – A inauguração da caixa postal aconteceu na última terça-feira (10) na Escola Municipal do Triunfo, onde o serviço foi implantado. Estiveram presentes autoridades políticas, representantes dos Correios e da própria comunidade. Na ocasião, foi assinado o termo de compromisso entre os Correios e a Prefeitura. Também foram entregues as chaves correspondentes à numeração de cada caixa a ser utilizada pelos moradores.

Da assessoria