SSP registra aumento de 81% no número de veículos recuperados em Sergipe

O mês com maior variação foi abril de 2015 com 134 carros recuperados, ante 48, de abril do ano anterior/ Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP
O mês com maior variação foi abril de 2015 com 134 carros recuperados, ante 48, de abril do ano anterior/ Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP

O Centro de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública divulgou um levantamento sobre o número de veículos roubados, furtados e recuperados no Estado nos meses de janeiro a maio dos anos de 2014 e 2015. Os dados mostram um recorde na recuperação de veículos roubados e furtados, saindo de 285 veículos recuperados nos cinco primeiros meses de 2014 para 515 no mesmo período deste ano, um avanço de 81%.

O mês com maior variação foi abril de 2015 com 134 carros recuperados, ante 48, de abril do ano anterior. Um aumento de 179%. O maior rigor na fiscalização por parte da Polícia Militar, bem como a ampliação das companhias e batalhões com autorização para fiscalizar o trânsito e a intensificação das investigações por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFv) são apontados como principais responsáveis pela estatística positiva.

Além de ampliação na recuperação de veículos, o Ceacrim anunciou também que maio de 2015 foi o mês com menos furtos de veículos dos últimos seis anos em Sergipe. Em 2010, a SSP registrou 68 veículos furtados, caindo para 51 em 2011 e com curva ascendente em 2012 (74) e 2013 (76), mas, nos últimos dois, anos voltou a retroceder 2014 (57) e 2015 (50). No quesito roubos de veículos, os números são maiores, mas ainda assim apresentam taxas menores de janeiro a maio deste ano. No primeiro mês do ano, 210 veículos foram roubados e em maio essa taxa caiu para 174.

O delegado Thiago Leandro, titular da DRFv, acrescentou mais ingredientes a diminuição de roubos e furtos e ao aumento na recuperação de veículos no Estado. “Temos uma parceria forte com Rivaldo (comandante do Getam) e Vítor (comandante da Radiopatrulha). Quando eles fazem uma abordagem, entram em contato direto comigo e quando precisamos do apoio deles, ligo diretamente. Essa parceria tem dado certo e tem sido fundamental no combate ao crime”, explicou.

Leandro lembrou ainda de duas recentes operações que desarticularam uma rede de criminosos que agiam no bairro Santa Maria e outra com ramificações na capital e no interior do Estado. “A operação Concórdia limpou o bairro Santa Maria e a Operação Playboys prendeu dezenas de pessoas que roubavam carros de luxo para revender no mercado negro a preços bem abaixo do mercado. Só no bairro Santa Maria mais de 30 pessoas foram presas e elas eram envolvidas em homicídios, tráfico e roubos de carros”, disse.

Veículos apreendidos

Atualmente, no estacionamento da DRFV tem cerca de 200 veículos apreendidos, sendo que quase 90% deles são oriundos de roubos. Lá é possível encontrar carros de várias partes do país e até mesmo um carro que foi roubado na Bolívia. Um dos recentes veículos apreendidos é um Freemont com placa fria JCC-2225 da cidade de Jaú/SP. O carro foi apreendido em uma operação da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na saída de Aracaju no dia 25 de junho.

O condutor foi preso em flagrante e a seguradora do veículo já foi comunicada. “Muitos desses carros ficam aqui por anos porque os verdadeiros donos não têm mais interesse. Cabe a Justiça decidir o que será feito desses carros”, enfatizou o delegado.

Veículo mais visado

Segundo o comandante do Batalhão de Radiopatrulha, major Vítor Anderson, o veículo mais visado pelos criminosos em Sergipe são os ciclomotores. “Este tipo de veículo é muito difícil de fiscalizar porque não tem placa e nem registros nos órgãos de trânsito. Quando ele é roubado, os criminosos apresentam uma nota fiscal falsificada que leva muito tempo para ser descoberta e fica ainda mais complicado caso a vítima não tenha registrado um boletim de ocorrência”, disse.

Vítor atestou também que a tecnologia tem contribuído bastante com o trabalho da Polícia Militar. Uma dessas ferramentas é o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça, que permite ao interessado consultar a placa e saber qual a situação de determinado veículo. “O aplicativo tem contribuído de forma decisiva na apreensão e recuperação de veículos roubados”, disse o oficial.

Lei de desmanche

Outro golpe contra criminalidade promete ser a Lei 12.977, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e que entrará em vigor em maio de 2015. A lei define regras de desmontagem de veículos automotores terrestres e estabelece regras para o comércio de peças. “Essa lei contribuirá para fechar vários ferros-velhos e lojas que vendem peças de carros roubados e furtados. Isso certamente reduzirá o número de roubos e furtos de veículos”, disse o delegado Thiago Leandro.

O secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, disse que “os números positivos só reforçam ainda mais a certeza de que Sergipe conta com os melhores e mais preparados policiais do Brasil. Quero parabenizar o trabalho dos nossos civis e militares pelo brilhante resultado mostrado pelas estatísticas. Isso é um dado que precisa ser comemorado”, destacou.

SSP/SE