Teste oral de HIV será feito em Sergipe, diz Ministério da Saúde

Previsão é que profissionais comecem treinamento após o carnaval.

Resultado do teste fica pronto em até 30 minutos.

O Ministério da Saúde divulgou na sexta-feira (6) a distribuição de teste oral para diagnóstico de Aids no Brasil. Em Sergipe o teste estará disponível ainda no primeiro semestre. Após o carnaval serão treinadas equipes para atuação na rede pública de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado do teste fica pronto em até 30 minutos. Para a realização do exame, é extraído, com uma haste, um fluido entre a gengiva e o começo da mucosa da bochecha.

“Em até duas horas antes, não deve fazer sexo oral e nem comer, além de estar com a boca lavada”, afirma o gerente do Núcleo de DST/Aids em Sergipe, o médico José Almir Santana.
Foi realizado pelo Ministério da Saúde um projeto-piloto chamado ‘Viva Melhor Sabendo’ para implantação do teste oral. A abordagem foi feita nas populações com maior incidência de Aids.

Em Sergipe foi realizado através da Associação Sergipana de Transgêneros (Astra) quando 500 pessoas se submeteram ao teste e nove pessoas obtiveram resultado positivo.

Caso seja positivo o resultado do teste Oral, Almir Santana sugere que seja repetido o exame clínico para maior precisão. Atualmente em Sergipe há 3.900 diagnósticos confirmados.

 

 

fonte:Do G1 SE