Usina Nuclear poderá ser instalada em Sergipe

Sergipe está sendo avaliado pela equipe da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás. A avaliação tem como objetivo saber se o estado possui potencial para abrigar um complexo de usinas de energia nuclear, com capacidade de até seis unidades, na área do Baixo São Francisco. Os municípios com potenciais a receber o empreendimento são Gararu, Porto da Folha e Poço Redondo.

Para que Sergipe esteja apto a receber o complexo de energia nuclear, além de preencher os requisitos, deve receber aprovação da presidenta da República, que fará a escolha do local diante de uma lista elaborada pela Eletronuclear e sob a supervisão do Ministério de Minas e Energia. A decisão final caberá ao Congresso Nacional.

O complexo deve produzir 7.200 megawatts (MW) de energia, movimentar um valor equivalente a US$ 5 bilhões para cada usina, podendo atingir até U$ 30 bilhões de investimento, com geração de aproximadamente 2 mil empregos.

O grupo se reuniu na última segunda-feira (11/01), com o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e nesta terça-feira (12/01) está prevista uma agenda de visitas aos municípios de Poço Redondo, Porto da Folha e Gararu.